Nome: Douglas Figueira
Grupo: Educação no Brasil
Recorte: A Construção dos Currículos Escolares e O Capital Humano

  1. Desenvolva suas justificativas para o recorte que fez, tendo em vista o enfoque dado e decidido pelo seu Grupo;

Com o tema “Educação no Brasil”, o foi decido que nosso grupo faria um seminário com enfoque no Movimento de Ocupação das Escolas.
Abordei como as formas contemporâneas de avaliação tendem a diluir as fronteiras entre conhecimento escolar e não escolar, uma vez que inibem um currículo mais acessível e mais relevante economicamente. Sobre a criação do capital humano, falei sobre a reflexão de Franz Boas e seus discípulos, entre eles Margareth Mead, a respeito da pedagogia que se aplicava na sociedade moderna, principalmente na sociedade norte americana, estabelecendo uma forte crítica em relação aos valores liberais econômicos impostos através da educação. Falei também sobre a tentativa de adequar os resultados das escolas ao que é tido como as “necessidades da economia”, numa espécie de vocacionalismo em massa, escolas sendo tratadas como um tipo de agência de entregas, que deve se concentrar em resultados e prestar pouca atenção ao processo ou ao conteúdo do que é entregue.

  1. Explique como ele se relaciona com os demais recortes feitos pelos demais membros. Analise a relevância dele, isto é, de que forma ele contribuiu para o desenvolvimento do enfoque escolhido pelo seu Grupo?

Para chegarmos a esse atual cenário das ocupações, fomos no incio. Começamos com a origem da escola Formal, onde explicamos um pouco sobre como surgiu esse modelo contemporâneo de educação. Em seguida falamos sobre o papel da escola na emancipação e no transmissão do que chamamos de conhecimento teórico. Após falarmos brevemente sobre os modelos pedagógicos, chegamos aos meus recortes, que foram A Construção dos Currículos Escolares e O Capital Humano. Encerrei falando sobre como uma ênfase no conhecimento mascara o ponto até o qual os detentores do poder definem o que conta como conhecimento, fazendo uma ponte para o próximo tema, que era Movimento Escola Sem Partido.

  1. Que importância a leitura dos textos fornecidos tiveram na organização do enfoque escolhido pelo seu Grupo? Analise o recorte feito por você, em função dos textos fornecidos. Explicite as relações que você fez.

Ao fazer meu recorte, não consegui aproveitar os textos propostos, fiz uma pesquisa, e achei dois que se encaixavam melhor com meu recorte. são eles “Antropologia da Educação: Apontamentos entre Malinowski e Paulo Freire”¹ de Eric Carlos de Mari e “Para que servem as escolas?”¹ de Michael Young. Embasei meu trabalho nesses dois textos e em alguns artigos que foram postados no grupo do Facebook. Meu rascunho contia trechos dos textos e algumas anotações vindas dos sites indicados pela professora Laura.

  1. De seu ponto de vista qual seria o tema/enfoque desenvolvido por outro GT que teria mais relação com o desenvolvido pelo seu grupo. Explique.

O GT 1 – Raça e História no Brasil. Em suma, temos a questão das cotas. As ocupações tem como umas das reivindicações, a melhoria no ensino publico, e vão de encontro as politicas afirmativas nesse assunto. Embora não seja uma solução definitiva, as politicas afirmativas colocam os estudantes da rede publica de ensino, no mesmo patamar das escolas privadas afim de auxiliarem no ingresso no ensino superior. A falha do estado nas escolas são o principal motivo do enfoque dado nos dois grupos.

Referências Bibliográficas:
¹ http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/EricCMari.pdf retirado 28 de Julho de 2016.
² http://www.scielo.br/pdf/es/v28n101/a0228101.pdf retirado 28 de Julho de 2016.
http://www.sul21.com.br/jornal/artigo-na-wikipedia-sobre-paulo-freire-e-alterado-a-partir-de-rede-do-governo-federal/ acesso 28 de Julho de 2016.
http://blog-do-concurso.folhadirigida.com.br/blog-fd/destaques-home/2016/06/no-rio-policiais-podem-ser-autorizados-a-atuar-como-professores/ acesso 28 de Julho de 2016.
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/30858/sem+tempo+para+sonhar+eua+tem+mais+negros+na+prisao+hoje+do+que+escravos+no+seculo+xix.shtml acesso 28 de Julho de 2016.
http://www.cartaeducacao.com.br/artigo/de-espectador-a-sujeito/ acesso 28 de Julho de 2016.
http://novaescola.org.br/dia-a-dia-na-educacao/perguntas-respostas-escola-sem-partido-doutrinacao-educacao-956440.shtml acesso 28 de Julho de 2016.